Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
Mount Herzl

Theodor Herzl, conceituado jornalista judeuaustro-húngaro que se tornou fundador do moderno Sionismo político, foi enterrado no topo de uma montanha que tornou-se um monumento central na paisagem ideológica de Israel.

Nossa proposta para o concurso internacional de arquitetura buscou-se amenizar as dissonâncias de relevo, tratando principalmente de três aspectos: a dimensão pública do espaço, sua dimensão simbólica e seu ritual histórico.

 

Optamos por uma área totalmente aberta ao público, possível usar e ver. No centro de nosso projeto, escolhemos manter a praça que hoje fica atrás dos portões e conectá-la ao Herzl Boulevard por um conjunto de plataformas em declínio. Em lugar do acesso estreito e pouco convidativo existente, oferecemos uma ampla praça pública que gradualmente leva do nível de todos os dias até a entrada do Memorial Park.  

 

Na dimensão simbólica, além de usar a sombra para trazer conforto, optamos por preservar o significado do número 7, particularmente em relação a Herzl e sua obra. Em vez dos sete portões de hoje, colocamos sete pilares, seis deles localizados no nível superior do novo quadrado, ao longo do eixo de uma grande estrela de Davi. Eles marcam a entrada principal e carregam o dossel redondo do quadrado. A estrela está apontando para a praça em frente ao túmulo de Theodor Herzl. O sétimo pilar está localizado do outro lado da rua, dentro da área verde. Juntos, os sete pilares ecoam a bandeira soviética de sete estrelas de Herzl.

 

Visualizamos o projeto não apenas como um portão para o cemitério e para o complexo do Monte da Memória, mas como um portal para entender o que é o Estado de Israel.

Arquitetura

Gustavo Penna e equipe.

Gestão e Planejamento

Rísia Botrel

Local

Israel

Dados Técnicos
Ano do projeto: 2013

 

Imagens 
Casa Digital

 

Mostrar Mais