top of page

Complexo Mineirão-Mineirinho passa por reformas para sediar a Copa 2014


Diferentemente de todos os estádios brasileiros já construídos, o Complexo Mineirão está situado numa região que dispõe de fartas áreas livres para abrigar todas as funções esportivas e complementares, exigidas tanto para sediar a Copa de 2014, quanto para garantir a sustentabilidade econômica e social do Conjunto após o evento.

O objetivo é criar um equipamento que instrumentalizará a vida da região e da cidade, complementando as funções demandadas pela população. Será transformado em um centro de atividades esportivas, contemporâneo em tecnologia e sustentabilidade, sintonizado com o conceito da Copa Verde. Conjugando várias funções afins: esporte, lazer, entretenimento e cultura, será o espaço do encontro.

Aproveitando o desnível existente no entorno do Mineirão, a nossa proposta parte da idéia de se criar uma grande praça nivelada com o acesso de público que contorna e interliga os edifícios do Mineirão e do Mineirinho, criando uma unidade para todo o conjunto. A praça, na laje superior, descortina uma vista privilegiada para a lagoa da Pampulha e seu notável conjunto arquitetônico. É através dela que se dará o acesso do público ao complexo, ora de nível, ora através de rampas.

Sob as lajes, serão criados espaços com grandes vãos e com pé-direito duplo, propiciando grande flexibilidade para as instalações do evento e para o uso futuro. Nesta área estarão localizados os estacionamentos, os acessos VIP, halls, lojas, as áreas de apoio e logística que irão suprir todas as demandas exigidas pela FIFA. Os espaços específicos poderão ser transformados, após a copa, em áreas comerciais e culturais, contribuindo para a otimização econômica do edifício.

A localização do Conjunto é estratégica, por possuir grandes eixos viários no seu entorno, propiciando múltiplas alternativas de acesso. Será previsto um terminal intermodal nas proximidades do Complexo que irá concentrar, num só espaço, os embarques e desembarques dos ônibus de linha e dos ônibus especiais do evento.

A área conta, ainda, com o Aeroporto da Pampulha a 2.8 quilômetros de distância e com o Aeroporto de Confins a 32,7 quilômetros, acessados pela Linha Verde, recém inaugurada, e pela Avenida Antônio Carlos, recentemente duplicada. De toda forma, serão necessárias algumas intervenções viárias pontuais no entorno do Complexo para garantir o perfeito funcionamento dos fluxos.

O Complexo Mineirão irá qualificar o diálogo com a paisagem cultural da região: recupera, moderniza e valoriza o conjunto como forma de reverenciar o caráter de bem cultural e ambiental de belo horizonte. Ele será integrado ao conjunto Urbanístico-Arquitetônico da Lagoa da Pampulha e às edificações do seu entorno, formando o mais vigoroso pólo turístico e cultural da capital mineira. São equipamentos que, complementados, reequipados e revitalizados, serão capazes de transformarem-se em um Complexo de inequívoca dimensão internacional.

Principais intervenções a serem feitas

Subsolo Será destinado aos escritórios da FIFA, vestiários e demais instalações para os atletas. Em cada lado de acesso ao gramado, haverá estúdios de TV e áreas para entrevistas rápidas com atletas e equipe técnica.

Térreo Serão instalados portões mais amplos com catracas eletrônicas, agilizando o acesso ao estádio. Também receberá sanitários reformados e praças de alimentação.

Nível 1 Área para camarotes e apoio técnico. Ficarão nesse nível a sala de controle de som, iluminação e placares, e novos postos policiais com acesso independente e seguro a partir do térreo, com vista ampla para o estádio.

Nível 2 A área de circulação receberá sanitários e áreas de alimentação reformados, que atenderão a toda a arquibancada superior. Neste nível também ficará a tribuna de imprensa.

Esplanada No nível de acesso do público ao Mineirão, será criada uma praça externa de circulação contornando todo o estádio. No nível inferior haverá outro anel de circulação, através do qual se dará a ligação entre o Mineirão e o Mineirinho.

A esplanada superior será uma grande praça com vista privilegiada para a Lagoa da Pampulha, e o acesso do público poderá acontecer através de escadas, rampas ou elevadores. O local terá potencial para abrigar diversos eventos paralelos aos jogos ou independentes dos mesmos.

Sob as lajes, serão criados espaços com grandes vãos e pé direito duplo com grande flexibilidade de usos. Também estão localizados nesta área os estacionamentos cobertos, acessos aos camarotes, halls, lojas e áreas de apoio e logística para suprirem as demandas de funcionamento do estádio.

bottom of page