top of page

GPA&A ganha prêmio Architizer A+Awards


O projeto do BRT/MOVE em Belo Horizonte foi o vencedor do Architizer A+Awards. Em sua terceira edição, a premiação recebeu inscrições de mais de 100 países. Nosso trabalho foi escolhido pelo voto popular como o melhor na categoria Transportes: Estações de Ônibus e Trem, concorrendo com projetos da Holanda, EUA, Georgia, Áustria. Recebemos a notícia ontem, com grande alegria, especialmente pelo reconhecimento de uma comunidade global de amantes da arquitetura. Clique aqui para saber mais sobre o prêmio e ver a lista completa de vencedores.

Modernidade, funcionalidade e harmonia com a cena urbana foram os conceitos que nortearam o projeto das estações dos corredores rápidos de trânsito em Belo Horizonte. A forma dos módulos transmite a ideia de “um ônibus a mais”, buscando se fundir com a paisagem dinâmica da cidade e evitando a multiplicação de estímulos visuais. Fechado em si mesmo, o equipamento cria um ambiente de conforto e segurança ao passageiro. O uso de vidro e chapas perfuradas para o fechamento lateral permite visibilidade, iluminação e ventilação natural.

O equipamento atende aos princípios de sustentabilidade e acessibilidade, é econômico tanto na implantação como na manutenção e possui sistema de aproveitamento de luz e ventilação interna. Os módulos em estrutura metálica chegam ao canteiro de obras já montados, o que permite rapidez na implantação e qualidade no produto final. O fechamento em ACM (aluminum composite material) é outro componente que traz eficiência ao projeto, pois pode ser replicado em diferentes regiões da cidade e do país. As estações do BRT são 100% acessíveis, permitem a entrada de ciclistas e promovem a integração com os demais sistemas de transporte da cidade. Veja aqui outros detalhes do projeto.

bottom of page