Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Projeto da GPA&A vence prêmio da Editora PINI

O Edifício Sol, em Nova Lima (MG), ganhou o prêmio PINI Obra de Destaque Editorial 2015, que reconhece os melhores projetos publicados pelas revistas da Editora PINI no último ano. O trabalho da GPA&A ficou em primeiro lugar na categoria Edifício Residencial, concorrendo com outros três trabalhos de São Paulo e um de Porto Alegre. A seleção foi feita em duas fases, com análise dos jurados e votação por assinantes das revistas Arquitetura e Urbanismo (AU), Construção Mercado, Infraestrutura Urbana e Téchne.

 

A comissão julgadora do prêmio, que está em sua quarta edição, foi formada por Bernardo Corrêa Neto e Anderson Corrêa Teixeira, da Editora PINI, Cláudio Mitidieri e Ercio Thomaz, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, e Álvaro Puntoni, do escritório Grupo SP e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. As obras foram avaliadas segundo os critérios de implantação (contribuição para o menor impacto no entorno), difusão técnica (importância da obra para projetos semelhantes), soluções do construtor (originalidade e criatividade), relevância para a engenharia (contribuição para o meio técnico nacional) e sustentabilidade (soluções para redução do consumo de água e energia e ações de manutenção).

 

O edifício Sol busca respeitar e se integrar à natureza. Seu paisagismo foi feito de acordo com o ecossistema original do Vale do Sereno, região onde está sendo construído. Considerado um “edifício verde”, o projeto prevê um grande espaçamento com outras construções no local, vista para a mata, ferramentas de redução de consumo de energia, iluminação e ventilação naturais, além de depósito para coleta seletiva e sistema de retenção e reutilização de águas pluviais e cinzas.

 

Compartilhar
Curtir
Please reload