top of page

GPA&A entrega o projeto do Centro de Inovação SE SESI/SENAI para o Futuro


A ARQUITETURA EM PROL DA INOVAÇÃO, DA RELACÃO COM A SOCIEDADE E DA CONSTRUÇÃO DE UM LEGADO INDUSTRIAL PARA O PAÍS.

A inovação é fertilizada por um ambiente de troca de ideias, de possibilidades de comunicação abertas e de transparência. Esses conceitos guiam as características do novo edifício projetado pelo escritório do arquiteto Gustavo Penna no Complexo CNI, o CENTRO DE INOVAÇÃO SE SESI/SENAI PARA O FUTURO, lançado no mês de agosto de 2018.

Com 75.000m², o projeto abrigará a coordenação da rede dos Institutos do SENAI e dos Centros de Inovação do SESI, o Centro de Desenvolvimento de Novas Tecnologias Educacionais, o Centro Avançado de Preparação dos Competidores do SENAI, a Universidade corporativa do sistema indústria, o Museu de arte, ciência e tecnologia da Indústria e o Centro de Convenções do Sistema Indústria.

A concepção urbanística e arquitetônica do espaço consistiu em quatro níveis fundamentais de relação ética e técnica: O olhar do mundo; o olhar do país; o olhar da cidade e o olhar da instituição.

Como o “olhar do mundo”, avaliamos as ameaças ao planeta e como elas exigem uma nova geração de espaços e edifícios inovadores, conservativos de energia e ecologicamente amigáveis. O instituto oferece um ambiente de incubadora tratando atuais e futuras questões que impactarão o desenvolvimento industrial no país, abrigando pesquisas que interessam ao mundo todo. A premissa é a criação de um empreendimento verde, com técnicas de planejamento urbano, espaços caminháveis, utilização de sistemas espaciais para o conforto térmico, ventilação, instalações, automação, materiais de construção de baixo custo energético e uso dos recursos naturais.

No “Olhar do País”, o foco é o local onde se instala o CENTRO DE INOVAÇÃO SE SESI/SENAI PARA O FUTURO. No conjunto arquitetônico e urbanístico, o Parque Tecnológico e o Instituto se materializam na função de servir às indústrias e aos cidadãos, proporcionando para a sua comunidade a promoção da cultura da educação, a inovação e a competitividade de suas empresas e instituições de pesquisa. O parque busca estimular e gerenciar o fluxo de conhecimento e tecnologia entre os centros de educação, os centros de pesquisa e o desenvolvimento das empresas e seus mercados, no Brasil e no mundo.

Para “O olhar da cidade”, a localização de uma instituição desta importância, fora do centro da cidade planejada, cria um novo padrão urbano: a instituição, em seu DNA, é multidisciplinar, com novas lógicas espaciais e, portanto, promove um ambiente urbano distinto da setorização bem definida do Plano Piloto inaugural. Sua localização no vetor de crescimento futuro da metrópole marca o potencial desta direção de expansão, bem como suas possíveis ligações com o centro paralelo, com o potencial de criar um oásis do pensamento, livre das preocupações da urbanidade de todos os dias. O novo edifício, envolvido por uma paisagem típica do cerrado, nasce a partir desse vasto ecossistema, integrando-se à ele e respeitando suas diversidades.

E por fim, no “Olhar da instituição”, o edifício é pensado em todos os detalhes para reunir as dimensões de harmonia e dinâmica em seu espaço. Dessa forma, a proposta arquitetônica desenvolve soluções inovadoras em arquitetura; design que estimula valores humanos; design que promove e refl­ete a posição do instituto dentro da rede das instituições de pesquisa do SESI/ SENAI e de suas várias parcerias ao redor do mundo; espaços que promovem o convívio e o bem estar; presença constante de áreas verdes; plantas ­flexíveis para facilitar múltiplos arranjos funcionais; não compartimentação dos ambientes, objetivando integração e fácil referenciação; previsão de tecnologias contemporâneas na construção e manutenção do edifício; ambientes claros e convidativos; eficiência dos deslocamentos internos; ambientes de acesso legíveis e sem confl­itos; mobilidade e acessibilidade universal e aproveitamento de recursos naturais, como sol, ventos dominantes e ecossistema.

Através desses parâmetros, o CENTRO DE INOVAÇÃO SE SESI/SENAI PARA O FUTURO busca cumprir o seu papel, formando profissionais de alto desempenho, desenvolvendo soluções tecnológicas e sendo o grande parceiro do setor produtivo brasileiro em seu caminho rumo ao futuro.

bottom of page