Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
BRT - ESTAÇÕES MOVE

Modernidade e funcionalidade em harmonia com a paisagem urbana foram os preceitos que nortearam o projeto das estações para os corredores rápidos de trânsito (BRT - Bus Rapid Transit).

 

A forma dos módulos (como são chamadas as estações) procura se fundir com a paisagem dinâmica. O conceito de “um ônibus a mais” é a forma de contribuir para a não multiplicação de estímulos visuais da cena urbana.

 

As estações modulares, concebidas em estrutura metálica, chegam ao canteiro de obras com a estrutura montada, o que permite rapidez e qualidade no produto final e agilidade na implantação. O fechamento em ACM (aluminum composite material) também é um componente que traz eficiência ao projeto, pois pode ser replicado em diferentes regiões da cidade ou até mesmo em outras regiões do país.

 

O controle de acesso à estação é realizado através de catracas e é pensado também para o acesso de portadores de necessidades especiais.  O BRT também traz conforto ao usuário, pois a utilização de vidro e chapas perfuradas para o fechamento lateral permite visibilidade, iluminação e ventilação natural.

 

O equipamento atende às questões de sustentabilidade e acessibilidade, tão caras à humanidade. É econômico tanto em sua implantação quanto em sua manutenção, possui um sistema de aproveitamento de luz e ventilação interna, é 100% acessível, permite a entrada de ciclistas e promove a integração com os demais sistemas de transporte da cidade.

Arquitetura

Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Laura Penna, Naiara Costa, Carolina Castro, Henrique Neves, Gabriel de Souza, Marcos Martins, Natália Ponciano, Juliana Sousa. 


Local

Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos
Ano do projeto: 2012

ano de conclusão da obra: 2014
Área construída: área média 300m²


Fotos

Jomar Bragança

Mostrar Mais