Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
CAPELA DE TODOS OS SANTOS

Situada em Martinho Campos, numa tradicional fazenda de Minas Gerais, a Capela de Todos os Santos foi um presente para um amigo e sua família. Rodeada de verde, o volume de concreto, pedra e madeira pousa serenamente no terreno e cria um diálogo com a natureza, o homem e o divino.

 

Ela se desenha a partir da pia batismal, fonte de água pura, a origem de tudo. A partir dali corre o espelho d’água, que simboliza as duas margens do rio até encontrar-se com a terceira margem, o “religare”. O símbolo da cruz lembra aí, na vertical, a conexão da terra com o céu e na horizontal, os homens convivendo lado a lado. O movimento da cruz, no sentido longitudinal é que gera o espaço. A madeira, peroba do campo, foi escolhida para criar uma atmosfera de acolhimento, silêncio e meditação. O vidro na base permite a transparência e a conexão com a natureza, com o céu, os animais, as plantas e com a terra do lugar.


A capela possui 160m² e a implantação foi escolhida para evitar o corte das árvores e aproveitar o perfil natural do terreno. A ventilação e iluminação, através da esquadria zenital, renova o ar no ambiente e traz uma luminosidade cenográfica para o interior.

 

Nada na capela é gratuito. Os símbolos estão ali representados concretamente, o batismo como iniciação da vida espiritual, o rio como percurso e a cruz, momento de reflexão, de olhar pra dentro para se conectar com a nossa transcendência.

CAPELA DE TODOS OS SANTOS por GUSTAVO PENNA

Primeiro a pia batismal.

Fonte de água pura – origem de tudo.

 

Pelas duas margens do rio se chega à terceira - o religare; o símbolo/síntese, a cruz

 

Céu e terra – a linha vertical

Todos os homens – a horizontal

 

O espaço interno é gerado pelo deslocamento da forma sagrada.

O espaço é o movimento.

 

O lenho acolhe, aconchega, protege.

 

A natureza está em volta participando solidária.

Arquitetura

Gustavo Penna, Laura Penna, Norberto Bambozzi, Alice Flores, Alyne Ferreira, Priscila Dias de Araújo, Catarina Hermanny, Natália Ponciano, Vivian Hunnicutt

Gestão e Planejamento

Rísia Botrel

Isabela Tolentino


Local

Martinho Campos – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos
Ano do projeto: 2010

Ano de conclusão da obra: 2010
Área construída: 160m²


Fotos

Leonardo Finotti

Mostrar Mais