Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
CASA FELICIANO

O olhar longínquo identifica um recorte na natureza; a proximidade traz a imagem de uma casa ampla, confortável, de geometria rigorosa. São marcas próprias do arquiteto Gustavo Penna, que, sempre coerente a seus princípios, projetou essa residência no condomínio Estância das Amendoeiras, em Lagoa Santa, MG, de acordo com o seu modo de pensar a vida. “A casa é como uma tela em branco para ser preenchida pelas pessoas”, diz. Na entrada, um pórtico monumental anuncia que ali reinam o sossego e o prazer de conviver com a natureza.

Nesse cenário, a casa com 850m² construídos está voltada para o sol nascente. O formato em L (28m x 28m) favorece a criação de uma ampla praça ajardinada, além da distribuição racional dos espaços: de um lado, a área social, de outro, a ala íntima.

Alguns grandes destaques fazem a diferença nessa casa. A varanda instalada no vão livre de 10m e totalmente aberta nas laterais é um deles. Outro realce é o espaço de estar e home theater com pé-direito de 7m e um tratamento acústico em gesso perfurado, compondo um volume sobre a casa, o que resultou em grande efeito formal.

Com vento, sol, sombra e lua, o local é ideal para momentos de lazer e muita tranquilidade. E o formato em L sugere sempre um grande abraço, conclui Gustavo Penna.

– Trechos da reportagem feita por Ledy Valporto Leal para a revista Arquitetura & Urbanismo, ed. 199.

Arquitetura

Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Laura Penna, Letícia de Paula Carneiro, Laura Caram, André Magalhães, Nara Grossi, Priscila Almeida.


Local

Lagoa Santa – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos
Ano do projeto: 2004

Ano de conclusão da obra: 2009
Área construída: 850m²


Fotos

Jomar Bragança