Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
CASA SERRA DO CURRAL

A idéia inicial para a construção desta casa era desenvolver um partido arquitetônico que unisse a magnífica paisagem da Serra do Curral à visão do alto de toda a cidade de Belo Horizonte. A declividade acentuada no lote do terreno sugeriu a distribuição em três níveis: áreas de estar e vivências, onde ocorre o encontro entre as duas paisagens. Ficaram no nível principal; o superior foi reservado para a área íntima. 


Garagem, serviço e home theater foram dispostos no nível inferior. Assim, sem distinção, todos os espaços da casa se abrem para essas duas visadas principais.

O cuidado no traço reserva no muro frontal, que enquadra o relevo da serra, um movimento curvo para o crescimento confortável de um ipê amarelo no jardim interno. Ainda na área externa, a implantação da piscina na extremidade do terreno, aumenta o tamanho do jardim do terraço ampliando as distâncias refletidas das luzes, nuvens e edifícios.

De uma forma coerente, longe do minimalismo sem vida, a disposição dos espaços íntimos, sociais e de serviço, permite a sensação constante do todo, evitando o sentido de solidão dos ambientes vazios e favorecendo o convívio dos moradores. Através de cortes, movimentos e texturas, limpas por fora e quentes por dentro, acontece o jogo de planos que capta sombra e gera percursos.

Arquitetura

Gustavo Penna, Alexandre Bragança, Ana Paula Silva, Laura Penna, Norberto Bambozzi

Local

Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos
Ano do projeto: 1999
Ano de conclusão da obra: 2002
Área construída: 1050m²


Fotos 
Jomar Bragança

 

Mostrar Mais