Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
CASA SUSTENTÁVEL

Localizada em Ouro Branco, Minas Gerais e feita pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados e a Gerdau a “Casa Sustentável” é a primeira residência construída a partir de coprodutos da operação de mineração.

O projeto piloto faz parte dos equipamentos de educação ambiental do Programa Gerdau Germinar que apresenta ao público novos conceitos de sustentabilidade aplicados à atividade minerária e ao conceito de economia circular na habitação – um dos territórios de investimento social da Gerdau.

O Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Gerdau desenvolveu uma solução para produção de blocos, piso drenante e argamassa com rejeitos de minério de ferro, uma solução que pode transformar a gestão de resíduos da mineração no futuro.

Para o desenvolvimento desta tecnologia e execução da obra da Casa, cerca de 30 pessoas se debruçaram na solução deste desafio que une sustentabilidade, educação e moradia de qualidade. A casa de 45 m² seguiu os pré-requisitos do programa Federal Minha Casa Minha Vida, e foi projetada pelo arquiteto Gustavo Penna, que buscou a combinação ideal entre o design e o melhor aproveitamento dos recursos naturais. A Casa conta com sistemas ecologicamente corretos e que já estão acessíveis ao mercado, como aquecimento solar, a geração de energia, biodigestores, tanques de compostagem e captação de água pluvial.

“A nossa CASA SUSTENTÁVEL é feita de matéria e de espírito.  A matéria-prima, os subprodutos inutilizados da atividade mineradora, é o principal componente: dela aproveitamos suas qualidades e propriedades. Encontrar um uso ecologicamente adequado para estes resíduos determina o caráter singular da unidade de habitação. Em seu espírito, a unidade de habitação pretende, além da função técnica, ser um lar, lugar de cada pessoa se sentir valorizada, acolhida em seus sonhos, esperanças e desejo de conviver. Cada casa, mesmo em sua simplicidade, deve ser capaz de criar um senso de orgulho e autoestima”, completa Gustavo Penna.

Pesquisadores e estudantes poderão visitar a Casa Sustentável no Biocentro do Gerdau Germinar. O espaço funciona como uma ferramenta de educação ambiental e tem como principal objetivo mostrar na prática a relevância da mineração para o mundo contemporâneo e as diversas tecnologias que podem ser adotadas em nossas casas, de forma as deixá-las mais sustentáveis.

Arquitetura

Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Laura Penna, Letícia Carneiro, Oded Stahl, Alice Flores, Fernanda Tolentino, Henrique Neves, Raquel de Resende, Eduardo Magalhães, Julia Lins, Bárbara Novais, Ada Penna, Larissa Freire. Estagiários: Lucas Moreira, Sávio de Oliveira, Gustavo Monteiro.


Gestão e Planejamento

Rísia Botrel, Isabela Tolentino e Taimara Araújo

 

Comunicação

Diana Penna e Tamiris Bibbó
 

Local

Projeto Germinar / Ouro Branco / Minas Gerais

Dados Técnicos
Ano do projeto: 2017
Ano de conclusão da obra: 2019

Área construída: 45m²


Fotos

Jomar Bragança