CENTRO ADMINISTRATIVO DE BELO HORIZONTE
Observando a tendência de várias metrópoles mundiais que têm mostrado preocupação com o bem-estar social, a convivência da população em espaços públicos, a integração dos transportes urbanos, o estímulo a modos alternativos de mobilidade e, claro, a sustentabilidade, o arquiteto Gustavo Penna desenvolveu o projeto que ganhou o concurso nacional do Centro Administrativo de Belo Horizonte.
O edifício proposto pela GPA&A é transparente de linhas horizontais que se ergue sobre um vão de 20 metros, criando uma grande praça pública, integrando os espaços de pedestres e preservando o patrimônio arquitetônico da cidade.
“Esse trabalho tem uma dimensão urbana muito maior que arquitetônica, já que ele gera uma praça coberta que tem quatro vezes o tamanho do MASP, em São Paulo, para convivência da população. Além disso, ele tem uma ciclovia na periferia do prédio, o que permite que os ciclistas cheguem de bicicleta até o último andar”, explica Penna.
A proposta foi escolhida de forma unânime pela comissão julgadora, levando em conta aspectos como qualidade arquitetônica e paisagística, redução do impacto ambiental, acessibilidade, estética e conforto, sustentabilidade, segurança e custo.
O Centro Administrativo terá 13 pavimentos, ocupando uma área construída de 100.000m² no terreno onde hoje funciona o estacionamento da rodoviária da cidade. Poderá abrigar até dez mil pessoas.
Além de criar uma ampla área de convivência para a população e preservar as visadas do terminal rodoviário, cujo edifício é tombado pelo patrimônio histórico municipal, o projeto privilegia o transporte público, integrando-se ao metrô, Move e ciclovias.
Arquitetura
Gustavo Penna, Laura Penna, Norberto Bambozzi, Alice Flores, Oded Stahl, Fernanda Tolentino, Fernando Artigas, Michelle Moura, Carolina Castro, Henrique Neves, Naiara Costa, Gabriel Barbosa, Catarina Hermanny, Patrícia Gonçalves e Isadora Dawson.
Local
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
Dados Técnicos
Ano do projeto: 2014
Paisagismo
Proap - Portugal
Área construída: 101.510 m²
Imagens
Casa Digital