Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
CENTRO ADMINISTRATIVO DE BELO HORIZONTE

Observando a tendência de várias metrópoles mundiais que têm mostrado preocupação com o bem-estar social, a convivência da população em espaços públicos, a integração dos transportes urbanos, o estímulo a modos alternativos de mobilidade e, claro, a sustentabilidade, o arquiteto Gustavo Penna desenvolveu o projeto que ganhou o concurso nacional do Centro Administrativo de Belo Horizonte.

O edifício proposto pela GPA&A é transparente de linhas horizontais que se ergue sobre um vão de 20 metros, criando uma grande praça pública, integrando os espaços de pedestres e preservando o patrimônio arquitetônico da cidade. “Esse trabalho tem uma dimensão urbana muito maior que arquitetônica, já que ele gera uma praça coberta que tem quatro vezes o tamanho do MASP, em São Paulo, para convivência da população. Além disso, ele tem uma ciclovia na periferia do prédio, o que permite que os ciclistas cheguem de bicicleta até o último andar”, explica Penna.

A proposta foi escolhida de forma unânime pela comissão julgadora, levando em conta aspectos como qualidade arquitetônica e paisagística, redução do impacto ambiental, acessibilidade, estética e conforto, sustentabilidade, segurança e custo. O Centro Administrativo terá 13 pavimentos, ocupando uma área construída de 100.000m² no terreno onde hoje funciona o estacionamento da rodoviária da cidade. Poderá abrigar até dez mil pessoas. Além de criar uma ampla área de convivência para a população e preservar as visadas do terminal rodoviário, cujo edifício é tombado pelo patrimônio histórico municipal, o projeto privilegia o transporte público, integrando-se ao metrô, Move e ciclovias.  

Arquitetura

Gustavo Penna, Laura Penna, Norberto Bambozzi, Alice Flores, Carolina Castro, Catarina Hermanny, Fernanda Tolentino, Fernando Artigas, Gabriel Barbosa, Henrique Neves, Isadora Dawson, Michelle Moura, Naiara Costa, Oded Stahl, Patrícia Gonçalves.

Paisagismo

Proap - Portugal

Local

Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos
Ano do projeto: 2014
Área construída:101.510m²


Imagens

Casa Digital

Mostrar Mais