top of page
Cervejaria Wals
CERVEJARIA WÄLS

Como descrever o lugar de onde vem a melhor cerveja artesanal do mundo? Essa pergunta que hoje está conosco estará sempre na cabeça de quem provar um gole da Wäls.

Precisamos revelar paixão e tecnologia.

Tudo organizado, limpo e profissional, funcionando em ritmo harmônico. E mergulhado numa atmosfera de entusiasmo e afeto e integração: o amor ao bem feito.

Casa das descobertas, invenção, de busca da perfeição e da celebração dos sentidos. A arquitetura então é clara, direta e surpreendente.

Uma única forma – coesão – pousa sobre a “terra alta de onde primeiro se vê o sol”. Homenageia a luz, a água, a alquimia da mistura do malte, do lúpulo.

O quadrado puro se desloca para gerar a escada e acolhe o galpão dos cilindros onde a mágica se realiza.

O espaço destinado à fábrica é delimitado pela marca Wäls no jardim de entrada. O grande galpão é dividido em dois setores, sendo um destinado ao armazenamento e outro à produção. Para abrigar os tanques de até 20.000l, uma zenital forma um pé-direito de 12m, trazendo luz e ventilação ao edifício.

Anexo à área dos tanques está localizado o salão, dividido apenas por vidro, permitindo que o público acompanhe a produção da cerveja. O salão se divide entre loja e bar/restaurante, além de uma cozinha para preparo de pratos. À frente, uma grande varanda em balanço dá vista para um bosque na parte mais baixa do terreno.

Na extremidade do bloco único, o edifício retoma a conexão com o chão através de um cone que toca o espelho d’água no nível da esplanada, um grande espaço aberto multiuso.

Neste nível, está a cave, com cerca de 300m². Sua posição, atrás de um talude, auxilia na manutenção da temperatura para a fermentação das cervejas. Este túnel tem ligação com a fábrica por uma escada e um elevador de carga. Essa ligação é necessária para o funcionamento da fábrica e permite o circuito completo das visitas guiadas.

Toda a área de apoio para a fábrica, assim como o funcionamento do salão, encontra-se na parte posterior do edifício. Acompanhando a via de entrada, grandes portas e uma doca permitem a carga e descarga.

Na fachada posterior, um anexo abriga as atividades de escritório e apoio aos funcionários. Nesse ponto, a cobertura zenital se fecha e abriga, num pátio, os grandes reservatórios de etanol e água.

 

Saúde e Wäls!

Arquitetura

Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Laura Penna, Michelle Moura, Catarina Hermanny, Alice Leite Flores, Fernanda Tolentino, Naiara Costa, Oded Stahl, patrícia Gonçalves, Carolina Castro, Henrique Neves, Isadora Dawson, Raquel de Resende, Fernando Artigas, Eduardo Magalhães, Ivan Rimsa, Paula Salum,  Gabriel Moura, Hugo leite, Júlia Salgado, Letícia Lanza, Raquel Moura.

Gestão e Planejamento

Rísia Botrel, Isabela Tolentino, Taimara Araújo

Local

Araxá – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos
Ano do projeto: 2014
Área construída: 4.750m²


Imagens
Casa Digital

 

bottom of page