Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
Mostrar Mais
CENTRO DE FEIRAS E EXPOSIÇÕES DE MINAS GERAIS

A visão do Centro para quem chega pela frente da Avenida Amazonas é monumental e alegre.

Na grande extensão plana abre-se um portal na escala do conjunto que marca a sua entrada nobre, o eixo principal dos percursos.

Tudo contribui para se criar um clima de festa e de amplidão. As clarabóias de iluminação e ventilação dos pavilhões, em ritmo, atraem o olhar para o corpo principal do edifício e fazem o jogo lúdico das formas.

Em todas as partes observa-se a elegância e simplicidade de modo a assegurar aos empreendimentos rapidez de execução e baixo custo, sem a perda de valores plásticos e simbólicos exigidos para um espaço que sintetiza a cultura, a tecnologia e a economia do nosso Estado.

Daí utilizamos uma estética industrial com coberturas metálicas em vãos de 25 metros e o fechamento lateral com telhas termo-acústicas. É uma imagem tecnológica, vibrante, contemporânea e em harmonia volumétrica com os edifícios existentes.

A versatilidade é a característica principal deste Centro.

São três pavilhões de dimensões variáveis autônomos e com possibilidade de interligações através de grandes portas acústicas corrediças, modulados de forma a permitir diferentes arranjos das feiras.

A galeria de acesso tem a forma de varanda aberta, com 15 metros de vão e se presta a múltiplas funções. Junto à galeria em nível inferior foram localizados os auditórios e salas de reuniões de apoio as exposições.

O resultado é um conjunto urbanístico–arquitetônico digno e eficiente, harmonizado com preservação e valorização dos edifícios históricos do Parque, dentro de modernos conceitos de revitalização urbana para se configurar num marco da vocação mineira como pólo nacional de exposições e eventos e constituir instrumentos eficazes de promoção e desenvolvimento de negócios.

Arquitetura

Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Ana Paula Silva, Wilson Bernardi Moreira, David Landinez, Mayra Rodrigues, Ana Rita Massahud, Laura Penna, Letícia Carneiro, Laura Caram, Juliana Couri 

Local

Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos

Ano do projeto: 2003

Ano de conclusão da obra: 2006
Área construída:  60.000m²


Fotos

Jomar Bragança

José Israel Abrantes

Leonardo Finotti