Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE MINAS GERAIS

O Edifício da nova sede da Fecomercio pretende criar um marco urbano na região da Avenida Raja Gabaglia que expresse a relevância da instituição para a cidade de Belo Horizonte e estado de Minas Gerais.

O edifício está implantado em um generoso terreno de cerca de 5.000m2 faceando a Avenida Raja Gabaglia e a Rua Cachoeira de Minas. Um grande átrio externo, junto à av. Raja Gabaglia, acolhe o público e faz a distribuição dos acessos às suas diferentes funções como auditório, centro de convenções, salão de eventos e escritórios administrativos da Fecomercio. Este átrio possui um pé-direito triplo, com cerca de 10 metros de altura e mantém as visadas para a Serra do Curral e para o skyline de Belo Horizonte.

Uma entrada de veículos junto à av. Raja Gabaglia conduz ao port-cochere, situada em nível infeiror ao do átrio, e que permite o acesso a todos os pavimentos do edifício. Aproveitando-se o desnível natural do terreno foram disponibilizadas 240 vagas de estacionamentos em 3 níveis de estacionamentos.

Junto ao pavimento térreo localiza-se o auditório, com capacidade total para 300 pessoas, e dotado de foyer de público e mezanino com balcão ligado à praça coberta através de uma passarela que atravessa o pé-direito triplo do átrio. No pavimento acima situa-se o centro de convenções com foyer e salas de conferências flexíveis, com capacidade entre 60 e 70 pessoas, podendo serem conjugadas em diferentes tamanhos e permitindo um grande salão para 400 pessoas.

Em 3 pavimentos de escritórios, distribuem-se as diversas funções político-administrativas da entidade, com espaços destinados aos sindicatos filiados, superitendências, assessorias, diretorias regionais do SESC e SENAC, além da Presidência do Sistema Fecomercio. Junto ao gabinete da Presidência está localizada a sala para a reunião plenária sindical, com capacidade para 100 pessoas.

Na cobertura do edifício, um salão de eventos para 250 pessoas, dotado de cozinha industrial e varandas adjacentes a terraços descobertos, além de espaços técnicos e heliponto complementam as funções do edifício.

Todos os acessos de serviços estão localizados na extremidade sul do terreno e contam com área para carga e descarga de caminhões e um bloco de apoio com circulação vertical que atende todos os pavimentos. Esta configuração permite o funcionamento dos serviços – de uma montagem de palco no auditório a um serviço de buffet no centro de convenções – de maneira completamente independente do acesso de público e das funções principais do edifício.

O tratamento das superfícies externas do edifício visa manter as vistas para a Serra do Curral e para a cidade de Belo Horizonte sem abrir mão da sustentabilidade ambiental do edifício. Utiliza-se cortina de vidro nas fachadas de menor insolação, sul e leste. Nas fachadas de maior insolação, norte e oeste, foi criada uma segunda pele solta da fachada, em chapa metálica perfurada, diminuindo a incidência solar direta e mantendo a permeabilidade visual.


A sustentabilidade e eficiência do edifício serão garantidos com a utilização de lâmpadas LED, sistema de ar-condicionado de última geração, automação de elevadores, vidros especiais na fachada, sistemas de descargas dual flush, reaproveitamento de água da chuva, áreas permeáveis no terreno bem acima do exigido pela PBH.

Arquitetura

Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Laura Penna, Ricardo Gomes Lopes, Priscila Dias de Araújo, Vivian Hunnicutt, Alyne Ferreira, Catarina Hermanny, Ana Isabel de Sá, Natália Ponciano, Marcus Martins, Hiromi Sassaki, Alice Leite Flores

Gestão e Planejamento

Rísia Botrel, Isabela Tolentino

Local

Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos
Ano do projeto: 2010


Área construída: aproximadamente 10.072m²


Imagens 
Virtualmente

 

Mostrar Mais