Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
Mostrar Mais
MUSEU DE SANT'ANA

A cadeia que antes prendia agora acolhe o Museu de Sant’Ana.

A ternura e compreensão substituem a força.

Nossa tarefa foi a de criar espaços para proteger e exibir essas peças de talha inspirada e de origem diversa que homenageiam a mãe de Maria, avó de Cristo.

 

Os gestos serão sempre de gentileza, miméticos e reverentes. Os volumes harmônicos se integram à paisagem construída das ruas Direita e da Cadeia quase que imperceptíveis. A arquitetura de ricas proporções e solidamente implantada pousa no solo de Tiradentes e deixa que o prédio histórico permaneça soberano com sua potência referencial e iconográfica. No interior amplo e de iluminação dinâmica e surpreendente se fazem as ligações dos dois tempos: o de agora e o da casa tricentenária através do percurso museológico que concilia ritmos, escalas, técnicas e cores.

 

É um exemplo de respeito ao passado e inventividade no presente. É um olhar universal de Minas para coisas profundas de Minas, que se instala em Tiradentes, significado da alma profunda das Minas Gerais.

Arquitetura

Gustavo Penna, Laura Penna, Norberto Bambozzi, Alice Leite Flores, Carolina Castro, Catarina Hermanny, Eduardo Magalhães, Fernanda Tolentino, Fernando Artigas, Gabriel de Souza, Henrique Neves, Isadora Dawson, Michelle Moura, Naiara Costa, Oded Stahl, Patrícia Gonçalves, Raquel de Resende

Gestão e Planejamento

Risia Botrel, Isabela Tolentino e Taimara Araújo

Local

Tiradentes – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos
Ano do projeto: 2009

Ano de conclusão da obra: 2014
Área construída: 672m²


Fotos

Jomar Bragança