Mostrar Mais
NEEC - NÚCLEO DE ENSINO E EXTENSÃO CONTINUADA

A construção básica dos NEECs é um volume prismático regular caracterizando uma grande cobertura que abriga um bloco de ensino – em até três pavimentos, com salas de aula e setores administrativos e pedagógicos – e uma área aberta de convivência, chamada “varandão” – grande espaço para atividades curriculares e extracurrilares e de promoção para a comunidade (esportes, reuniões, apresentações, cinema, etc). O emprego do aço é uma opção conceitual que reafirma a vocação siderúrgica de Minas Gerais, com o aproveitamento da riqueza do subsolo e do parque industrial do Estado.

A pré-fabricação em aço assegurou um sistema de transporte fácil e montagem em canteiro, reduzindo cronogramas e custos, quando realizado em escala, como se propõe para essas escolas. Permite grandes vãos, conforme o programa, adaptabilidade a condições topográficas diversas e facilidade de expansão física.

 

Os NEECs constituem um programa pedagógico de amplitude, dirigido ao aluno e à sua família, cuja arquitetura busca atender a uma programação de espaços com adequada racionalização de sistemas construtivos.

Arquitetura

Gustavo Penna Arquiteto & Associados

Local

Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos
Ano do projeto: 1986
Ano de conclusão da obra: 1987

Área construída: 3.769m²


Foto

Gil Prates

Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte - 30170-001 - MG - Brasil - Tel: 55 31 3218 2400
Rua Major Sertório 92, 7º andar - Vila Buarque - São Paulo - 01046-030 - SP - Tel: 55 11 3129 9025

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon