Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
Mostrar Mais
PARQUE ECOLÓGICO DA PAMPULHA

O Parque Ecológico da Pampulha, situado em uma área de 27 hectares, vai garantir a proteção e estabilidade das áreas que constituem a Ilha, a Península e a Enseada. A revitalização dessas áreas vai criar oportunidades para a comunidade desenvolver atividades voltadas para o lazer educativo e, também, para a Fundação Zoobotânica desempenhar projetos de pesquisa, educação ambiental e eventos. Dividido em cinco áreas – Esplanada, Área Reflorestada, Área Alagada, Reserva de Uso Restrito e Enseada -, o conjunto vai privilegiar o uso contemplativo do espaço com ênfase nos aspectos naturais da reserva ambiental.

As diretrizes adotadas para o espaço apontam a preservação das áreas florestadas com espécies dos diversos ecossistemas, incorporadas aos passeios para caminhadas; a proibição do fluxo interno de veículos dos frequentadores (será permitida a entrada somente de veículos de manutenção do Parque), reservando as alamedas para pedestres e trilhas para ciclistas.

 

Também estão definidas a distribuição de equipamentos de apoio ao longo das vias (pequenas lanchonetes, postos de observação de pássaros, pequenos centros de educação ambiental, palafitas para passeio e pesca, bancos, lixeiras, bebedouros e sanitários); a criação de grande área gramada para eventos culturais e de educação ambiental, além de espaços para recreação infantil e ginástica ao ar livre; e o tratamento paisagístico das áreas de borda e respectivas extensões.

A fim de amenizar os efeitos resultantes do assoreamento que hoje constituem a área do PARQUE ECOLÓGICO DA PAMPULHA, buscamos soluções paisagísticas integradas ao meio ambiente capazes de conferir a ele a mesma suavidade das declividades e dos relevos do entorno próximo.

Pretendeu-se garantir uma riqueza de planos e níveis, fácil referenciação visual e o necessário isolamento entre os ambientes de recolhimento (internos) e as áreas externas de fluxo de veículos e de outras atividades urbanas mais concentradoras de público.

Arquitetura

Gustavo Penna, Mariza Machado Coelho, Álvaro Hardy, Alexandre Bragança, Alessandra Rodrigues, Ana Rita de Barros, Bruno Santa Cecília, Celina Borges Lemos, Fernando Maculan, Laura Penna, Norberto Bambozzi, Pedro Morais, Roberta Vasconcelos. 

 

Concepção Artística

Paulo Pederneiras

Gestão e Planejamento

Risia Botrel

Local

Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos
Ano do projeto: 2002

Ano de conclusão da obra: 2004
Área construída: 270.000m²


Fotos

Jomar Bragança

Leonardo Finotti