Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
Mostrar Mais
PARQUE EDUCACIONAL DE PASSOS

A ideia de juntar educação, lazer, esporte e cultura terá, agora, em Passos, seu exemplo mais expressivo: o Centro Educacional de Passos.

Esse novo equipamento da cidade chega para resolver essa fundamental dimensão da cidadania, conciliando, com harmonia, a coexistência de atividades variadas e distintas. Com uma proposta extremamente vigorosa e concisa, ele organiza os espaços no terreno em dois níveis fundamentais:

O primeiro nível, acessado pela Praça Francisco Sales, abriga o auditório/teatro e o campo de futebol/eventos  – lugar  da cultura, esporte e do entretenimento.

No segundo nível, ligado à Avenida JK, o antigo ginásio, revitalizado e redimensionado,  receberá  as atividades esportivas e suas áreas de apoio.

Mediando esses dois blocos, o prédio central multiuso acolhe as funções administrativas, educacionais, refeitórios, café, lazer e serviços. Com uma grande varanda interligada de 10m de altura, esse espaço será constituído de materiais naturais e definitivos, humanizando a sua presença no conjunto.

De lá se descortina a grande área do campo de futebol que, hoje, potencializado em sua utilização, como é a tendência de todos os estádios de futebol, terá a sua função ampliada para receber shows e grandes eventos.

O auditório/teatro se integra ao campo de eventos de maneira contínua e natural, compartilhando a utilização dos camarins e das áreas de apoio, localizados estrategicamente. Os acessos de serviços e carga e descarga também são comuns às duas atividades.

Uma forma única, que liga tudo, transmite a ideia da coesão que impede a compartimentação, o isolamento, revelando a sinergia e a afinidade das atividades que ali irão se desenvolver.

Passos faz seu caminho.

Arquitetura

Gustavo Penna, Laura Penna, Norberto Bambozzi, Alice Flores, Andressa Duarte, Carolina Castro, Catarina Hermanny, Daniel Gomes, Eduardo Magalhães, Fernanda Tolentino, Fernando Artigas, Gabriel de Souza, Henrique Neves, Isadora Dawson, Ivam Rimsa, Jordana Faria, Letícia Lanza, Michelle Moura, Naiara Costa, Oded Stahl, Patrícia Gonçalvez, Paula Sallum, Raquel de Resende

Gestão e Planejamento

Risia Botrel, Isabela Tolentino e Taimara Araújo

Local

Passos – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos
Ano do projeto: 2013

Área construída: 11.640m²


Imagens

Casa Digital