Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte 30170-000 - MG - Brasil Tel: 55 31 3218 2400

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
 
Mostrar Mais
EDIFÍCIO PARC ZODÍACO

O Edifício Residencial foi desenvolvido para harmonizar-se com seu entorno. Para isso usamos as curvas, varandas e jardins como forma de inserir o volume na paisagem, suavizando os contornos.

Situado na encosta Noroeste, entre a rua Zodíaco e avenida Terra, no bairro Santa Lúcia, o terreno apresenta um entorno estritamente residencial.

A implantação do edifício no terreno apresenta uma área permeável de 38,7%, quando a taxa exigida pela lei de uso e ocupação do solo é de 20%. Todas as divisas são preservadas de qualquer tipo de construção porque o edifício só chega a tocá-las no subsolo. Os afastamentos laterais são de 20m do lado esquerdo e 26m do lado direito e o afastamento mínimo exigido pela lei é de 15m. O topo da cobertura do edifício encontra-se abaixo do ponto mais alto do entorno, na Praça do Sol, o que garante a preservação da imagem da Serra do Curral.

Do ponto de vista geológico, esse empreendimento carrega as características do assentamento geossuportado porque, contrariamente às práticas dominantes da civilização atual, todas as características do meio geológico são aproveitadas em benefício de empreendimento, todos os efeitos colaterais positivos são identificados e aproveitados.

Arquitetura

Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Alexandre Bragança, Laura Penna, Laura Caram, Letícia Carneiro, Priscila Dias de Araújo

Gestão e Planejamento

Rísia Botrel

Local

Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil

 

Dados Técnicos
Ano do projeto: 2004
Ano de conclusão da obra: 2010
Área construída: 13.800m²


Fotos

Jomar Bragança