top of page

Modernismo renovado

Em abril de 2008, o fotógrafo de arquitetura americano Alan Weintraub foi a Belo Horizonte para colher material para seu segundo livro sobre arquitetura brasileira. Nós o recebemos no escritório e o levamos para uma tarde de visitas a casas contemporâneas e das décadas de 50 e 60. Metódico, Alan saiu sem a câmera apenas para avaliar as locações e depois agendar as sessões de fotos — que chegam a durar um dia inteiro à espera da luz ideal. O fotógrafo já conhecia alguns projetos de Niemeyer, como a residência Dalva Simão, na Pampulha, que tinha clicado anteriormente.

Ele também se encantou com os exemplares da Cidade Jardim e seus charmosos detalhes modernistas. Da GPA&A, Alan fotografou as casas Alp

haville e Tiradentes (foto abaixo), que estão em “Casa Modernista: A History of the Brazil Modern House”, recém-lançado nos Estados Unidos pela Editora Rizzoli. O belíssimo livro, ainda sem previsão de lançamento no Brasil, reúne projetos de arquitetos de todo o país, com imagens de Weintraub e textos do crítico Alan Hess.

bottom of page