top of page

Você sabe o que é o Penseiro?


Na cabeça do edifício, voltado para o norte e aberto à luz do sol, os pesquisadores terão um espaço reservado para sentar, pensar e se surpreenderem com novas idéias e soluções. Esse é o Penseiro, um lugar que simboliza e, ao mesmo tempo, estimula a curiosidade, a pergunta, a busca permanente pelo conhecimento. O ambiente inovador faz parte do projeto do novo prédio do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM), da UFSCar, que a equipe da GPA&A está desenvolvendo a pleno vapor.

Nossa proposta venceu em agosto do ano passado o concurso nacional realizado pela universidade, e o contrato foi assinado em dezembro. “Além de cumprir as questões técnicas inerentes, o projeto ampliou e qualificou o programa de necessidades, apresentando uma qualidade superior dos espaços internos e contemplando uma riqueza espacial alinhada à idéia do CCDM”, declarou o júri.

Com três pavimentos e aproximadamente 5.000 metros quadrados, o prédio será erguido no campus de São Carlos para abrigar modernos laboratórios, auditório, salas e uma ampla praça de convivência. A sustentabilidade é outra marca do edifício, que terá ventilação e iluminação naturais e recursos para coleta e reutilização da água da chuva. A continuidade dos espaços internos e externos e a ampla visão da mata preservada ao lado reforçam a relação harmoniosa com o entorno.

bottom of page