top of page

Projeto da Escola Guignard integra acervo de arquitetura brasileira em Portugal


No dia 28 de outubro de 2018, a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitetura inaugura a exposição “Infinito Vão – 90 anos de arquitetura brasileira”. A mostra tem curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, e os projetos selecionados permitem a compreensão da produção arquitetônica brasileira, a sua diversidade, da modernidade à contemporaneidade.

“Infinito Vão” é o resultado de um processo de dois anos de trabalho que a Casa da Arquitectura realizou no Brasil, reunindo mais de 200 doações que vão integrar o acervo permanente da Casa.

A Coleção Arquitetura Brasileira, a mais representativa realizada nos últimos anos, é constituída por 103 projetos e mais de 50 mil elementos entre desenhos, fotografias, documentos textuais, filmes, maquetes, entre outros. Entre os autores selecionados destacam-se Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Sergio Bernardes, Roberto Burle Marx, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Rino Levi, João Filgueiras Lima (o Lelé), Paulo Mendes da Rocha, Gustavo Penna, Angelo Bucci, Andrade Morettin, entre outros.

A Escola Guignard, projeto do arquiteto Gustavo Penna, escolhido para integrar o acervo, é um edifício de aço que aflora de uma montanha de ferro, e foi considerada pela Revista Projeto como uma das obras de maior relevância no Brasil.

A Exposição “Infinito Vão” será acompanhada por uma extensa programação paralela, com curadoria de Nuno Sampaio, diretor executivo da CA, que acontecerá até abril de 2019 e contempla atividades em Portugal e no Brasil.

Para mais informações acesse: http://casadaarquitectura.pt/

bottom of page