top of page

Puc Minas realiza extenso projeto sobre a obra do arquiteto Gustavo Penna

No dia 09 de outubro, às 19h, no Cidad3, em São Paulo, será lançada a pedra fundamental de Gustavo Penna 73/23 - 50 anos de Arquitetura, desenho e palavra. O projeto de longo prazo, idealizado por uma equipe de professores da PUC Poços de Caldas, prevê a publicação de livros, workshops, concursos, plataforma multimídia e exposição. As atividades antecipam as cinco décadas de carreira do arquiteto mineiro que se completarão em 2023.

Para analisar as dezenas de projetos de Penna, um corpo docente multidisciplinar da PUC irá se debruçar, de 2018 a 2023, sobre os mais distintos aspectos que caracterizam a obra do arquiteto, incluindo a intercomunicação com a Arte, a Cultura, a História e a Geografia dos espaços. Além dessa coordenação acadêmica, o programa conta com a colaboração das equipes da editora KPMO Cultura e Arte e do escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados. Ambas se dedicam à edição das pesquisas em coleção de livros e à organização dos diferentes eventos ao longo dos cinco anos de estudos: workshops em universidades públicas e privadas do país; concursos de ideias para estudantes e jovens profissionais acerca de soluções para os desafios da cidade contemporânea; residência arquitetônica para os vencedores dos concursos no escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados, com mentoria exclusiva do titular; exposição de obras do homenageado, apresentando também o processo de produção de Gustavo Penna 73/23 - 50 anos de Arquitetura, desenho e palavra, em 2023.

O primeiro workshop, “Arquitetura como Símbolo”, acontece na escola de arquitetura da PUC Poços de Caldas, nos dias 19 e 20 de novembro. Sob o tema do workshop, o concurso de ideias sugere que os alunos apresentem uma proposta de intervenção para uma área da cidade de Poços de Caldas. A competição é aberta a estudantes e jovens profissionais de todo o país (até 5 anos de formado), e a equipe vencedora irá participar da Residência Arquitetônica, com Gustavo Penna, entre os dias 14 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019. Para saber mais sobre o concurso, acesse: http://iabmg.org.br/site/concursos/

Outros concursos e workshops serão organizados nos anos seguintes de pesquisa, todos tendo como parte da premiação a residência com Gustavo Penna em seu escritório em Belo Horizonte. A cada edição novos temas serão propostos, sempre de acordo com os desafios das cidades e das universidades que irão sediar os debates.

Para Gustavo Penna, não há maneira mais motivadora de celebrar seus 50 anos de carreira, pois é justamente no debate entre gerações que surgem novas maneiras de pensar e criar: “Meu entusiasmo é grande. Trabalho junto com os estudantes: ampliar o diálogo e imaginar territórios da invenção. É o movimento que celebra a vida.”.

Patrocínio do projeto: Gerdau e Deca

Lançamento: “Gustavo Penna 73/23 - 50 anos de Arquitetura, desenho e palavra”

Data: 09 de outubro, às 19h

Local: Cidad3 - Centro de Informação de Decoração, Arquitetura e Design,

Endereço: Av. Pacaembu, 774 – São Paulo / Fone: 3587-0000

Informações à Imprensa – Pool de Comunicação

Marcy Junqueira e Martim Pelisson

Fone: 11.3032-1599

marcy@pooldecomunicacao.com.br / martim@pooldecomunicacao.com.br

bottom of page