top of page

Nossa Casa

Esta casa tem projeto de Edgar Nascentes Coelho. O arquiteto carioca nasceu em 1853 e diplomou-se pela Escola Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro. Ao vir para Belo Horizonte, em 1894, trabalhou como desenhista na seção de arquitetura da Comissão Construtora da Nova Capital. Atualmente, a edificação é utilizada como sede da Gustavo Penna Arquiteto e Associados, um dos mais renomados escritórios do país.

“Esta casa é bem assombrada. Toda casa antiga tem fantasmas e aqui todos são os meus parentes. O meu bisavô veio para Belo Horizonte para ser juiz de direito e morou aqui. Minha avó, sua filha, casou-se e veio para cá. Minha mãe nasceu aqui e só saiu quando se casou. Eu nasci em outra casa, mas cresci nesta. Tenho saudades divertidas, como explorar cada canto com os meus primos. Éramos quatorze. Ganhei um cômodo para estudar para o vestibular e foi assim que o meu escritório nasceu aqui. O ambiente de que eu mais gosto é o que não mudou o cheiro, a sala de parquet com perfume de madeira. Essa casa me ensinou que é preciso ter os pés no chão, os olhos no horizonte e a cabeça nas estrelas.” Gustavo Penna*

*texto extraído do livro Casa e Chão realizado pelo Chão Que Eu Piso, que resgata a memória da arquitetura de Belo Horizonte.

Fotos: Daniel Mansur

Foto Daniel Mansur

bottom of page