Casa Sutentável é finalista do 11º Steelie Awards

A Casa Sustentável é shortlisted do 11º Steelie Awards, na categoria Excelência em Sustentabilidade. Promovido pela World Steel Association (worldsteel), o Steelie Awards reconhece as empresas membros ou indivíduos por sua contribuição para a indústria do aço durante um período de um ano em uma série de categorias que impactam a indústria.


Localizada em Ouro Branco, Minas Gerais e feita pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados e a Gerdau a “Casa Sustentável” é a primeira residência construída a partir de coprodutos da operação de mineração.


O projeto piloto faz parte dos equipamentos de educação ambiental do Programa Gerdau Germinar que apresenta ao público novos conceitos de sustentabilidade aplicados à atividade minerária e ao conceito de economia circular na habitação – um dos territórios de investimento social da Gerdau.


O Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Gerdau desenvolveu uma solução para produção de blocos, piso drenante e argamassa com rejeitos de minério de ferro, uma solução que pode transformar a gestão de resíduos da mineração no futuro.


Para o desenvolvimento desta tecnologia e execução da obra da Casa, cerca de 30 pessoas se debruçaram na solução deste desafio que une sustentabilidade, educação e moradia de qualidade. A casa de 45 m² seguiu os pré-requisitos do programa Federal Minha Casa Minha Vida, e foi projetada pelo arquiteto Gustavo Penna, que buscou a combinação ideal entre o design e o melhor aproveitamento dos recursos naturais. A Casa conta com sistemas ecologicamente corretos e que já estão acessíveis ao mercado, como aquecimento solar, geração de energia, biodigestores, tanques de compostagem e captação de água pluvial.

“A nossa CASA SUSTENTÁVEL é feita de matéria e de espírito. A matéria-prima, os subprodutos inutilizados da atividade mineradora, é o principal componente: dela aproveitamos suas qualidades e propriedades. Encontrar um uso ecologicamente adequado para estes resíduos determina o caráter singular da unidade de habitação. Em seu espírito, a unidade de habitação pretende, além da função técnica, ser um lar, lugar de cada pessoa se sentir valorizada, acolhida em seus sonhos, esperanças e desejo de conviver. Cada casa, mesmo em sua simplicidade, deve ser capaz de criar um senso de orgulho e autoestima”, completa Gustavo Penna.


Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.



Casa Sustentável. Foto: Jomar Bragança

Av. Álvares Cabral, 414 - Centro - Belo Horizonte - 30170-001 - MG - Brasil - Tel: 55 31 3218 2400
Rua Major Sertório 92, 7º andar - Vila Buarque - São Paulo - 01046-030 - SP - Tel: 55 11 3129 9025

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon