top of page

GPA&A é finalista do WAF com dois projetos


O masterplan de Mariana (fotos)

e a estação do BRT em Belo Horizonte (premiada em NY este ano) foram selecionados para disputar o World Architecture Festival 2015, um dos principais prêmios da arquitetura mundial. Os trabalhos da GPA&A são finalistas nas categorias Masterplanning – Projetos Futuros e Transporte – Projetos Concluídos, concorrendo ao todo com 15 projetos de diferentes nacionalidades. Esta é nossa quinta indicação ao WAF.

No ano passado, conquistamos o prêmio na categoria Cultura – Projetos Futuros, com o trabalho do Monumento à Liberdade de Imprensa, em Brasília.

A masterplan de Mariana nasceu a partir do estudo das vocações do lugar, contemplando suas demandas urbanas atuais e futuras, assim como as condições geográficas, físicas e culturais. O projeto urbanístico, em três atos, reverencia seu caráter de cidade-arte, cidade-história, e valoriza sua composição espacial: as linhas horizontais, o verde, o ritmo e a intrínseca ligação ao relevo e à paisagem ao redor. O primeiro ato propõe uma revitalização urbana a partir do rio, criando uma espaço público contínuo que atravessa e reconecta a cidade. O segundo identifica espaços-chave para estimular as atividades públicas e a convivência, promover da arte e da vida cultural. No último ato, traçamos um plano diretor para a expansão futura da cidade. Essa estratégia possibilita o desenvolvimento de cada ato de forma separada e permite que a cidade avance de acordo com as suas condiçoes e necessidades.

Em novembro, a equipe da GPA&A viaja para Cingapura para defender os projetos ao lado de nosso diretor-fundador Gustavo Penna, que será jurado de outras categorias do evento.

bottom of page